Mina de S. Domingos

  

Metreologia


Até ao ano de 1874 o policiamento na Mina de S. Domingos era efectuado por um corpo de polícia, que era composto por Cabos e um regedor, nomeados pelas autoridades administrativas de Mértola.

Desde o ano de 1865 que a mina também contava com um destacamento de infantaria com um efectivo de 25 homens comandados por um oficial.

Foi no ano de 1880 que a Mina passou a contar com efectivos da Guarda Nacional Republicana, que era composto por um efectivo de 8 guardas e tinham um quartel próprio, a estes cabiam julgar os desacatos e a desordem pública.

A Mason & Barry também tinha ao seu serviço um corpo de polícia que contavam com 14 efectivos e um chefe, a estes cabiam manter também a ordem pública e o de zelar pelos bens da empresa, Depois das 23h este corpo de polícia não consentia barulho nas ruas, sobretudo na zona do jardim e do bairro inglês.

Existia também um Posto da Guarda Fiscal, que tinha um efectivo de 28 militares encarregados da fiscalização de bens e produtos que eram postos a venda na Mina, bem como o da fiscalização do contrabando.